Em Vampire: The Masquerade - Heritage, você faz o papel de um antigo vampiro. Você viveu por setecentos anos de história humana e vampírica em busca de segredos antigos, enquanto tentava evitar a inquisição e tentar salvar o que restava de sua humanidade.
Heritage é um jogo rápido no formato legacy. Cada jogo, os jogadores reúnem personagens de uma reserva comum para suas linhagens. Esses personagens influenciam diferentes "campos de batalha" vampíricos e ajudam no cumprimento de missões baseadas em história. Por exemplo, um guerreiro nobre poderia apoiar Joana d'Arc em acabar com o cerco de Orleans, enquanto ao mesmo tempo mudaria o equilíbrio de uma luta interna de poder vampírico ou atrairia a atenção indesejada da inquisição. Além de coletar personagens em sua linhagem, os jogadores também podem usar as cartas de intriga únicas do clã que estão jogando - mudando as regras do jogo de uma maneira que se encaixe no personagem daquele clã em particular.
Depois de qualquer jogo individual, os jogadores conseguem coletar suas conquistas em sua linha do tempo, que serve como uma crônica de suas ações ao longo dos setecentos anos de história e também influencia o resultado final da campanha.
Além disso, os jogadores podem transformar alguns mortais em vampiros permanentemente tirando as cartas de suas mangas e virando-as, revelando seu lado vampírico e dando-lhes novas habilidades e um nome. Estes são colocados de volta na reserva comum e podem ser melhorados em futuros jogos. Para permitir surpresas ao abraçar os mortais, todas as cartas de personagens vêm pré-sleevadas!
Desta forma, os jogadores avançam ao longo da história, conforme determinado pela progressão das cartas históricas da missão, desbloqueando novos desafios, personagens e recompensas ao longo do caminho.
Eventualmente, os setecentos anos terminarão com uma conclusão climática, enquanto os jogadores lutam para desvendar antigos mistérios usando as pistas, aliados e poder que eles acumularam durante a campanha.